PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Por Angelina Cosso

Com a chegada do Ensino Médio muitos estudantes já começam a imaginar quais carreiras pretendem seguir. Entretanto quando chega a hora do Vestibular a maioria deles ainda se sente tão perdido quanto uma criança ao ser questionada por um adulto sobre “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”. Acontece que o sistema educacional se preocupa muito com o ensino dos conhecimentos considerados básicos para o ingresso nas universidades, porém presta pouco auxílio sobre o que cada aluno tem de potencial de trabalho.

A família deveria ser o suporte nesse momento, mas a realidade é que a grande parte das comunidades foi estruturada por pessoas que trabalhavam somente pelo sustento e garantia de aposentadoria, sem se importar se era algo prazeroso ou inovador. Bastava apenas um registro na carteira para que se sentissem cumprindo o dever com os seus.

A atual geração já percebeu isso e está cada vez mais buscando mudar o cenário, estabilidade somente se vier acompanhada de conquistas e desafios. A proposta é excelente se for bem estruturada, o fator de atraso acaba sendo justamente o ramo de atuação. Com a “pressa” de possuir o diploma de graduação, acabam fazendo escolhas que depois se arrependem. Prova disso são os dados estatísticos onde cerca de 900 mil estudantes brasileiros abandonam seu curso antes de se formar.

Não existe (ainda, quem sabe um dia?) uma fórmula mágica para se prever tais frustações, que geram insegurança e em alguns casos problemas psicológicos. Porém com planejamento tudo pode ser prevenido, com a criação do famoso plano B. Uma possível solução, que deveria ser adotada por esse público, seria a de preparação pré-vestibular. E não estou me referindo aos cursinhos de matérias escolares, e sim de uma autoanálise. Onde cada adolescente possa se conhecer melhor, saber o que gosta de fazer, quais as suas melhores aptidões, como gostaria de viver e, é claro, seus sonhos. São eles que nos movem!

Não tenha pressa de viver e acabe deixando o tempo passar! Dinheiro é muito bom e importante, e será ainda melhor se vier acompanhado de momentos de alegrias e realizações. Afinal, como já dizia o sábio escritor Lewis Carrol: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve!”

Se você quiser saber mais sobre Carreira e Desenvolvimento Profissional curta a fanpage: @paginadaangelina.

Angelina Cosso
Personal & Professional Coach
Contato: 21 98352-1300 (whatsapp)
Sitehttp://angelinacosso.wixsite.com/coachingerh
Fanpage / Facebook: @paginadaangelina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *