O QUE PODEMOS APRENDER COM OS TIMES DE FUTEBOL?

Por Mônica Ciongoli

Independente de torcer por este time ou o outro, ao longo dos campeonatos de Futebol e posso dizer não só brasileiros, observa-se que o trabalho de Coach cada dia mais faz a diferença seja no desenvolvimento das competências do time, seja na atitude e ações práticas / técnicas e estratégicas.

Eu vejo, por minha visão de mundo, que havendo um trabalho de autoconfiança, foco, determinação, planejamento a pessoa descobre seu potencial, descobre suas melhores formas, melhores alternativas, amplia sua visão e altera a forma de agir. Bem como quando ocorre uma situação por menor que seja de dúvida insatisfação ou falta de credibilidade interna por um segundo que seja frágil interfere negativamente. Cada dia que passo, tenho mais certeza da importância das pessoas, times, equipes se manterem em sintonia no objetivo. Havendo um exercício individual com cada participante levantando o que pode ser feito para melhorar os resultados e obter o objetivo principal.

Pegando o exemplo do que aconteceu com o time do Corinthians, eu não sou torcedora e sei que ocorreram interferências externas de juízes em alguns jogos, mas excluindo essa questão, foi uma equipe que no início do ano foi muito combatida pela mídia, onde fizeram muitos questionamentos sob as competências técnicas de cada jogador. Foram considerados medíocres, um time que não tinha criatividade e que não teria chances nos campeonatos ao longo do ano.

Qual não foi a surpresa que a equipe com seu Coach também considerado novato, começou a mostrar um trabalho com resultados positivos. Observou-se que gradativamente foram adquirindo confiança e acima de qualquer coisa; determinação. No meu modo de ver, foram demostrando garra, energia e foco em obter os resultados desejados.

Com isso a gente pode fazer uma avaliação rápida de que a conquista de títulos e sobretudo o atingimento dos Objetivo maior veio repleta de harmonia, sentimento de urgência, unidade, união e comprometimento com o objetivo.

Eu penso que uma vez afastados os sentimentos de orgulho e vaidades individuais o trabalho foi melhor aproveitado pela equipe e direcionado para uma unidade, tipo a crença dos “Três mosqueteiros:  “Um por todos e todos por um”.

Minha análise, é baseada apenas em observações pessoais, conceitos que acredito e uma forma de alertar as pessoas quanto podemos modificar estratégias, estruturar plano de ação e definir o que quer e onde quer chegar. 

Esse é o trabalho de um Coach, e acredito que independentemente do tipo de cliente e objetivos desejados, identificar seus pontos fortes, forças de caráter e os resultados que farão a diferença na vida e na felicidade e realizações pessoais e profissionais.

O que menos importa é se é Coach de vida, carreira, esportivo porque tudo mostra a ação e caminhos que podem ser traçados com a ajuda de um Profissional.

O Profissional não vai te dar passos prontos e caminhos já conhecidos ele vai possibilitar que você trace o seu para assim o gosto da Realização será muito mais saboroso. Pense nisso, não tenha dúvidas precisando contrate um Profissional Coach que com a experiência facilitará você utilizar seu melhor.

Monica C Ciongoli
 Coaching de Vida,Carreira, Orientção Vocacional.
“Transformando possibilidades em ações”
http://www.sbcoaching.com.br/ocoach/monica_ciongoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *