CRIANDO OPORTUNIDADES: E SE VOCÊ PUDESSE CONSTRUIR O FUTURO QUE VOCÊ QUER?

Por Marcela Lempé

Inspirada pelo Livro Sincronicidade de Joseph Jaworski e pelos vídeos da Bel Pesce sobre “Oportunidades”, me senti instigada a escrever esse artigo sobre a possibilidade de construir o nosso futuro, criando oportunidades.

Já parou para pensar que você está a todo o momento criando o seu futuro por meio das suas declarações, das suas ações e da sua maneira de ser?

Criamos o nosso mundo a partir de como nós o vemos.

Não existe um único mundo e uma única verdade.

Vivemos em um mundo relacional e que está constantemente em construção. Nada está estático.

O nosso mundo vai se construindo conforme as lentes com as quais o estamos visualizando, que vai dando vida a nossa linguagem e a nossas interações.

Ao trabalharmos nosso modelo mental, a forma como nos vemos e vemos o mundo, podemos criar algo novo.

As nossas vidas, relações e organizações só mudarão se nós mudarmos.

Te convido a questionar os seus pressupostos e suas verdades, colocar um novo óculos para ver o seu mundo, as suas oportunidades ou a ausência delas, conforme esteja vendo.

Já fez o exercício de se perguntar como outra pessoa, que pode ser um amigo ou um familiar, ou alguém que tenha pressupostos bem diferentes do seu, estaria olhando para o seu cenário? Que oportunidades essa pessoa identificaria?

Sem perceber, vamos sendo tomados pela rotina, ou pelos cenários desafiadores que estamos vivendo, e vamos perdendo o olhar apreciativo, que vislumbra possibilidades.

Vamos colocando limitações que na verdade não existem, são imaginárias, criadas por nós mesmos, e nos sentimos presos a elas.

Mas se somos nós que criamos, temos a possibilidade de desconstruir e construir novas fronteiras.

Uma das frases de Willis Harman, um dos futuristas e visionários comprometidos com a transformação global, citada por Joseph no livro Sincronicidade fortalece essa visão: “Ao mudar intencionalmente a imagem interna da realidade, as pessoas podem, com certeza, mudar o mundo”.

Como está a sua imagem interna?

Procure acessar o seu potencial, aquilo que tem de melhor na sua natureza, o que faz de melhor, o que mais te move e o seu caminho poderá se mostrar sem limites.

E se não houvesse limites, limites de dinheiro, de tempo, de conhecimento…o que você estaria fazendo agora?

Qual é o menor passo que você pode dar hoje que pode te ajudar a construir a primeira cena desse cenário que você visualizou?

Este é o momento de buscar a sua referência interna e nem tanto a externa, como o que os outros estão fazendo ou o que os outros estão pensando.

Você tem a liberdade de escolher como quer olhar para determinação situação ou relação, assim como qual significado quer dar para ela, pode até mesmo brincar de construir diferentes cenários com os mesmos “personagens”.

Nesse momento, exercite o olhar apreciativo, procure ver a possibilidade positiva diante do seu cotidiano, valorize as oportunidades que você já criou e os resultados positivos que já teve também.

É hora de Conectar, Desenhar e Criar!

Referência:

Sincronicidade: o caminho interior da liderança de Joseph Jaworski

Bel Pesce: http://cursos.belpesce.com.br/criando-oportunidades

Marcela Lempé : Psicóloga, Coach e Facilitadora de Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional. email : marcela@essenciadesenvolvimento.com.br
www.essenciadesenvolvimento.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *