NOVOS FORMATOS DE CARREIRA E A TENDÊNCIA PARA O VOO SOLO

Por Yara Leal

O mercado atual exige que os profissionais estejam preparados para trabalhar em diferentes formatos de trabalho e prontos para um voo solo. Por conta dessa característica, as carreiras estão ficando mais maleáveis e com contornos cada vez mais indefinidos.

Com a nova lei da terceirização que permite que as empresas terceirizem até suas atividades-fim, trabalhar no formato Pessoa Jurídica, modelo de contratação já praticado por algumas empresas, ficará cada vez mais comum.

Em função dessa tendência do mercado de trabalho, alguns formatos de carreira vêm se delineando, entre eles:

Carreira Sem Fronteiras: se caracteriza por uma relação independente e de acordos baseados no mutuo interesse, entre empresa e profissional, definindo-se prazos, projetos e remuneração que atendam às necessidades do profissional e às condições que a empresa tem a oferecer.

Carreira Proteana: nesse formato o que vale é o sucesso psicológico e o grau de satisfação relacionado ao trabalho, assim como o equilíbrio com as demais áreas da vida como: família, paz interior, relacionamentos, etc. O conceito anterior de carreira, onde a busca pela ascensão na hierarquia e a remuneração davam a tônica, é totalmente contrastante à carreira proteana.

Carreira Caleidoscópio: na qual pessoas visam conciliar suas necessidades de autenticidade, equilíbrio e desafios. Um exemplo claro desse formato é a forma como algumas mulheres mudam o rumo de acordo com as diferentes fases da vida. O espírito aqui é rearranjar a carreira de acordo com as necessidades do momento.

Em todos os modelos citados acima o profissional passa a ser responsável pelo seu desenvolvimento e, portanto tem a responsabilidade de se fazer atrativo para as empresas e para o mercado, seja como um trabalhador Temporário, Pessoa Jurídica Consultor ou Empreendedor.

Essa nova realidade torna a vida profissional mais dinâmica, flexível e também mais arriscada, uma vez que pode gerar maior instabilidade. Para “navegar nesse mar” o individuo precisa desenvolver algumas competências fundamentais, entre elas:

Iniciativa na busca de oportunidades;

Suportar correr riscos calculados;

Ser persistente;

Ser capaz de se comprometer;

Trabalhar de forma planejada;

Autonomia, ser capaz de agir de forma independente;

Desenvolver e cultivar uma boa rede de relacionamentos;

Saber aonde quer chegar;

Possuir capacidade de analisar o mercado;

Confiar e conhecer a si mesmo.

“A carreira na era da Inovação está associada ao conjunto de experiências vividas pelas pessoas. Nesse sentido cada pessoa constrói a sua carreira. Por isso, é cada vez mais importante as pessoas assumirem o protagonismo de suas carreiras.”

Professor Joel Dutra

Autonomia é uma palavra vinda do grego que designa lei e, ao mesmo tempo, território – é a qualidade de um território ou organização de estabelecer com liberdade suas próprias leis ou normas. Então trabalhe de forma independente para definir o seu futuro profissional.

Boa sorte e Sucesso!!

Yara Leal de Carvalho
Coach Executiva e Empresarial formada pela ABRACEM.
Psicóloga com MBA Executivo em Negócios.
Consultora especialista em desenvolvimento humano e Sócia da Consultoria Questão de Coaching. www.questaodecoaching.com.br | yara@questaodecoaching.com.br
https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *