MINHA PALAVRA PREFERIDA É : CLAREZA

Por Priscila Zart

Não muito tempo atrás, quando conheci o Coaching e comecei a me especializar no assunto, entendi que o que estava faltando na minha vida para que tudo tivesse sentido era clareza.

 Definir uma profissão, lá com 16 anos, e depois trabalhar com isso por anos, não chegou perto de me dar as respostas que eu precisava sobre quem eu gostaria de ser na vida e que profissional eu gostaria de me tornar.

A grande pergunta que persegue a todos nós, “o que estamos fazendo aqui” e “qual o sentido da vida”, para mim, sempre teve uma resposta fácil: estamos aqui para aprender. Para evoluir, para sermos pessoas melhores.

Porém, por mais que esse entendimento fosse fácil para mim, não era o suficiente. Ele não respondia o que eu deveria fazer com a minha vida para ser feliz e realizada enquanto aprendia tudo o que tinha que aprender.

Eu não sabia o que deveria fazer para construir uma vida boa e confortável sem precisar sofrer todos os dias em algum emprego que eu não gostava. E não conseguia aceitar que era só essa a minha opção.

Então fui atrás de outros caminhos para tentar encontrar a mim mesma: escrevi projetos próprios, fiz uma pós-graduação, até mesmo abri uma empresa em sociedade familiar e entrei para o mundo empreendedor. Aprendi muito em todos esses caminhos (como a vida manda), mas aquela realização ainda parecia distante.

O que faltava para mim (e que talvez falte para você) é a tal da clareza. O simples saber o que você quer da vida. Aqui vai uma analogia que pode ajudar:

Você já brincou de quebra-cabeças? Acredito que sim. Se você lembrar, para montar as peças do jogo corretamente, temos como referência a imagem da tampa do quebra-cabeças, a fotografia que estamos tentando montar.

Geronimo Theml, um coach que admiro muito, traz o conceito de que todos nós, todos os dias, pegamos uma pecinha do quebra-cabeças da nossa vida. A cada oportunidade que aceitamos, a cada aprendizado que temos, a cada decisão que fazemos, pegamos uma pecinha.

Porém, se não sabemos qual é fotografia que estamos querendo montar, não saberemos quais pecinhas pegar. Aceitaremos qualquer peça que pareça agradável e, no final, elas podem não se encaixar ou não montar coisa alguma.

Eu vivi isso enquanto pegava pecinhas (pós-graduação, abrir empresa, …) que não montavam exatamente a fotografia da minha vida, pois eu nem sabia que fotografia era essa. Afinal, “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Por isso, é importante que saibamos qual a fotografia que desejamos montar na nossa vida. Assim, a cada dia, saberemos diferenciar quais peças nos servem e quais peças podemos deixar de lado. Quais oportunidades nos ajudarão a chegar lá e quais não.

Para ajudar nessa tarefa de trazer clareza sobre qual a fotografia da sua vida, aprendi no coaching um exercício muito simples e divertido que trago aqui:

Escrever uma Carta do Futuro

Imagine que você tem 90 anos está escrevendo para o seu “eu de agora”. Conte tudo que viveu, quais conquistas teve ao longo dos anos, o que construiu e o que está deixando de legado para o mundo e para os que ficam.

Você construiu família? O que ensinou a eles? Abriu uma empresa? Viajou o mundo? Criou um projeto? Inspirou pessoas? Quem? Como está sua vida agora? Como é o seu dia a dia? Deixe seu coração falar. Você pode acrescentar, inclusive, alguns conselhos para o seu “eu de agora” poder alcançar o que você alcançou.

Escreva essa carta de coração e mente abertos, sem julgamentos e sem preocupações. Deixe fluir. Entre nos detalhes. Pense em quando, onde, como cada coisa aconteceu. Quem estava lá. Não seja generalista ao falar da sua própria vida. Você poderá se surpreender com o que está dentro do seu coração.

Depois que tiver a clareza sobre o que quer para o seu futuro, perceba o caminho que já trilhou e o que pode tirar de aprendizado dele. E então, comece a planejar os próximos passos que levarão você até a sua fotografia de vida, agora com muito mais certeza de como tomar suas decisões.

Basta pensar: esse caminho vai me ajudar a chegar lá?

Priscila Carvalho Zart
Coach de Carreira e Inteligência Emocional

55 51 99977- 1805
www.coachpriscila.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *