LEVE SEUS OBJETIVOS A SÉRIO. MAS NÃO SE LEVE TÃO A SÉRIO

Por Renata Netto

“Se for pra sempre seja breve

Seja firme, seja leve

Seja bravo, seja breve”

Humberto Gessinger e Duca Leindecker (compositores da banda Pouca Vogal, na música “Breve”)

Eu vou muito para Sorocaba/SP, pois meus sobrinhos-afilhados vivem lá e eu morro de saudade daquelas carinhas… Além de morrer de saudades dos pais deles, meus primos-irmãos, os quais amo muito também! Geralmente, eu vou de ônibus. Segredo: eu tenho um medinho de viagens, sobretudo das longas… Com frequência vivo picos de ansiedade e já deixei de passear muitas vezes por isso. Embora eu goste de dirigir e me sinta no controle ao volante, eu acho que o “buzão” proporciona um estilo de viagem por terra mais sossegado para vencer os quase 600km daqui do Rio até lá…

Isso porque, quem tem de se preocupar com o ônibus e com o trajeto (combustível, manutenção, melhores rotas, pedágio etc.), é a viação e o motorista. Assim, durante a viagem, além de me conceder mais uma chance de superar o medo e a ansiedade da experiência, eu posso me concentrar exclusivamente em imaginar as brincadeiras que farei com os moleques quando chegar lá e também pautar uma boa agenda para dar conta dos bate-papos intermináveis com os adultos. Sem falar, é claro, em já devanear no sabor de uma coxinha da Padaria Real e de um bolo de Amarena da Doceria Mãos de Fada (Recomendo de verdade!).

Renata, o que isso tem a ver com Coaching? Fica comigo que você já vai entender! 🙂

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano centrada no aumento da performance do indivíduo para atingir um objetivo específico. Certo? Certo.

Há discussão se é uma proposta voltada para a pessoa ou para a meta, muito embora eu particularmente veja isso como um debate inútil: metas são atingidas por pessoas se e somente se as pessoas reunirem as condições – internas e externas – para tanto. O trabalho com o Coaching consiste justamente em identificar, despertar, construir, reunir e ativar esses recursos no/a Coachee para que ele/ela, então, deslanche até comemorar a conquista do seu objetivo.

Esse caminho, muitas vezes, é altamente desafiador, pois a busca por um resultado X coloca a pessoa face-a-face com medos profundos, sensações de desamparo, desesperança, apatia, enfim. Uma série de fatores que podem travar o desempenho e gerar frustração. Quem nunca?! …

Assistindo a uma pílula de inspiração do mestre de liderança John Maxwell, tive o insight de escrever sobre alegria e bom humor como fortes aliados na superação dos desafios da jornada rumo ao estado desejado.

O sucesso do processo de Coaching depende do total comprometimento do coachee com a missão, visão e valores que definiu para aquele objetivo. O que me faz entrar no ônibus apesar da ansiedade é a firme decisão de estar com as pessoas que amo e que vivem lá longe.

Já o que me faz superar o stress do trajeto é saber que vou dar de cara com a alegria e a graça daquelas bochechas e também vivenciar o prazer daqueles diálogos com espírito de lar-doce-lar que antecipei mentalmente durante a viagem. Tudo terá valido a pena!

Descobrir a alegria possível durante a jornada e rir de si mesmo diante dos desafios são dois centros de força extremamente importantes para aumentar nossa performance na direção de um objetivo. Primeiro, porque nos “descolam” das eventuais dores do caminho. Segundo, porque permitem que nossa criatividade autenticidade fluam num mundo cheio de relações e processos puramente estratégicos, com segundas e terceiras intenções.

O rio de Heráclito cursa sem cessar e por isso acredito e defendo um Coaching centrado no ser humano e no seu devir. Aquela história de que viver o propósito é o que move a gente é garantidamente verdadeira. O movimento constante é o elemento e evidência central da boa facilitação de um processo de desenvolvimento na busca pelo estado desejado. Olhar para esse movimento com alegria e bom humor faz com que uma trajetória, por mais sacrificante e trabalhosa, seja leve, sorridente e bem humorada.

Renata Netto – Coach e Filósofa
renata@arcadiafilosofia.org
(21) 9 9113 1353 (24) 9 8121 5262

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *