GRATIDÃO E ESPERANÇA

Por Mônica Ciongoli

Neste momento onde se inicia novas expectativas, novos projetos, novas ideias, novos objetivos é muito importante entendermos os sentimentos que se afloram nesta época. O fato de ter finalizado uma etapa, um ano com resultados positivos ou com resultados diferentes do esperado interferirá em como irá iniciar o novo ano.

E avaliando o que deu certo e o que poderia ter sido feito de outra forma ajudará sem dúvida alguma a definição de ações, planos e passos para serem perseguidos. Por mais que possa parecer uma visão simplista, é mais produtivo refletir sobre os acontecimentos dos 12 últimos meses com um olhar voltado aos melhores dos sentimentos de GRATIDÃO. Quando temos oportunidade de identificar as oportunidades, conquistas e os aprendizados envolvidos modifica-se totalmente o reflexo dos acontecimentos da vida. A forma de encarar qualquer que seja a situação de insucesso ou não atingimento das metas. Na medida que se está aberto a compreender que tudo que acontece são aprendizados a qualidade do sentimento e das experiências será aproveitada de uma forma mais rica, eficaz e eficiente para o dia a dia. Ter essa competência é indispensável para a busca de uma carreira de sucesso. Sendo assim não desperdiçar o aprendizado que vem junto com o que deu certo é sinal de uma inteligência fina eu e aguçada. Ninguém será julgado pela queda e sim pela maneira como se reergueu, a tão falada Resiliência que mostra o quanto se tem força interior para superar frustrações e atitudes que não deram certo.  Como disse o grande escritor Fernando Sabino: ” Façamos da interrupção um caminho novo, da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; e da procura, um encontro. ”

Exercitando a gratidão:

  • Faça uma lista com cinco coisas / pessoas/ situações pelas quais você é grato.
  • Repita isso por vinte dias seguidos. Perceba a mudança que isso faz em sua vida.
  • Se fizer sentido, continue com esse exercício indefinidamente,

Pensando nesse futuro próximo em tudo que pode acontecer e o que pode ser feito nesse novo ciclo de oportunidades o melhor sentimento que pode se utilizar é a ESPERANÇA, que nada mais é do que ter um olhar positivo, a crença na felicidade que conseguiremos construir mesmo diante das dificuldades naturais que surgirão no caminho. Faltando o olhar positivo o sentimento que irá prevalecer será o medo e a dúvida. Melhor ter esperança. Mas, cuidado, ser esperançoso não significa esperar passivamente. Significa agir, empenhar a melhor parte de si em cada ação cotidiana, trabalhar fazendo seu melhor em todas as áreas, pessoal e profissional. Tudo sempre está interligado. Em seu nome, Sabino também diz que “ de tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que precisamos continuar e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar”. E assim é a vida …. Cabe a cada um sempre acreditar que tem na própria mão a mudança da própria vida,

Monica C Ciongoli
(Coach Psicóloga Positiva, Orientadora profissional / vocacional, Master em PNL   e facilitadora de Vida).“Transformando possibilidades em ações”
http://www.sbcoaching.com.br/ocoach/monica_ciongoli
e-mail mcciongo@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *