COMO SABER SE ESTÁ NA HORA DE MUDAR DE CARREIRA?

Escrito por Gilberto Britto

Você já não tem mais a mesma disposição às segundas-feiras? Fica desanimado só de pensar que o relógio vai despertar e você precisa levantar para ir trabalhar? Se você tem se sentido assim, pode ser que esteja precisando de uma guinada radical em sua carreira. Essa, inclusive, tem sido uma tendência cada dia mais comum entre os brasileiros, especialmente entre os mais jovens que colocam a sua satisfação pessoal e a qualidade de vida acima de outros quesitos, como o de adquirir um imóvel ou ter uma carreira de sucesso.

No entanto, é importante avaliar. Essa mudança deve ser bem ponderada, pois tudo pode ser apenas reflexo de uma fase ou de uma atividade específica que você exerça em sua empresa que não te satisfaça pessoalmente. Em outros casos, a insatisfação pode ser apenas pela empresa e não pela carreira como um todo.

Para te ajudar nessa decisão, separamos algumas dicas sobre como saber se está na hora de mudar de profissão. Veja:

Repense sua vida e rotina

Para entender se o seu problema é apenas com uma atividade específica, ou com a carreira no geral, é fundamental que você pense de novo sobre as suas funções em sua empresa, seus objetivos e a rotina que você leva. Tente fazer isso em um momento de tranquilidade de preferência com o auxílio de alguém de sua confiança. Organize seus pensamentos e veja o que mais te incomoda no seu dia a dia: suas funções na empresa? Seu chefe? Sua remuneração? O tempo que gasta para chegar ao trabalho? A falta de reconhecimento. O seu problema pode ser menor do que parece, é bom reavaliar.

Converse com pessoas próximas e familiares

Antes de tomar qualquer decisão ou de levar o problema ao seu gestor, o ideal é que você divida suas angustias com alguém próximo a você. Diga o que te aflige e seus planos para o futuro, isso pode te ajudar a organizar melhor as ideias e seus próximos passos. Muitas vezes, ao falar em voz alta aquilo que você está pensando a algum tempo, você encontra as respostas que tanto procurava. Além disso, um segundo ponto de vista tem sempre a acrescentar.

Conte com ajuda profissional

Depois de reavaliar a sua situação, caso você perceba que realmente precisa dar uma guinada em sua carreira, uma boa alternativa é buscar ajuda profissional. Você pode comparecer e cursos, palestras, feiras e workshops do ramo, fazer testes vocacionais ou até mesmo procurar um coach para te ajudar nessa tarefa. Deixe claro quais são os rumos que você pretende dar a sua carreira, divida suas dificuldades e inseguranças. A ajuda profissional torna esse processo de transição muito mais simples.

Pesquise o novo mercado

Antes de ingressar efetivamente na nova carreira, tente munir-se informações sobre o novo mercado. Entenda-o bem antes de assumir responsabilidades. Tente se capacitar ao máximo para evitar transtornos na nova profissão. Converse com profissionais da área, faça cursos e esteja sempre atualizado.

A Britto Escola Técnica possui coaches experientes que podem te ajudar nessa mudança. Entre em contato conosco e agende uma consultoria.

gilbertobritto@gilbertobritto.com
www.gilbertobritto.com
31 3360 9505
31 9 8811 6006

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *