COMO CONTROLAR A ANSIEDADE DIANTE DE UM NOVO DESAFIO?

Escrito por Gilberto Britto

A ansiedade tem tomado conta da cabeça de jovens e adultos de todos os cantos do país. Aliás, esse é um advento que vem preocupando boa parte do planeta. Afinal, os jovens da geração y estão por aí cada dia mais ansiosos. Seja para obter melhores salários, para alcançar uma boa colocação no mercado, para concluir a graduação, para adquirir a casa própria ou qualquer outro desses desejos.

Para entendermos como controlar a ansiedade é importante deixar claro dois pontos principais. A ansiedade é um mecanismo inerente ao ser humano. Ela é usada para deixá-lo alerta diante de situações de perigo. Em um ambiente hostil, é ela que nos dá força para enfrentar e nos livrar do perigo.  Contudo, o que é cada vez mais comum, é a ansiedade patológica, que ocorre fora dos níveis da normalidade, diante de perigos irreais. Essa sim, deve ser observada com atenção e tratada. 

Em alguns casos, ela ocorre devido a algumas disfunções cerebrais que precisam ser cuidadas a fundo com medicação e terapia. Para os casos mais brandos, selecionamos algumas dicas de como controlá-la. Veja:

Exercite-se e coma bem

Não apenas para a ansiedade, mas para a saúde do corpo como um todo, o exercício físico é de extrema importância. A prática de atividades físicas e a ingestão de alimentos com triptofano, como banana e chocolate, libera toxinas e contribui na produção da serotonina, mais conhecida como o hormônio da felicidade. A sensação de prazer e relaxamento toma conta do corpo depois de uma boa caminhada, ou corrida. Para ter resultados mais positivos, é importante manter uma frequência mínima de 3 vezes por semana, de preferência em horários e dias regulares. Lembre-se: apenas dessa forma a atividade física se tornará um hábito e será inserida em sua rotina. Procure a atividade que mais se identifica e mexa-se!

Durma bem

Administre o seu tempo para não prejudicar a suas horas de sono. O ideal, para um adulto, é dormir entre 7 e 8 horas por noite. A falta de sono é uma das principais causas do estresse. E, quanto mais estressado você fica, menos consegue dormir. Logo é um grande ciclo vicioso, extremamente danoso a seu organismo.

Não se compare aos outros

Pesquisas indicam que as redes sociais tem sido uma das grandes responsáveis pelo excesso de ansiedade encontrada, especialmente, entre os jovens. Isso porque ela incentiva a comparação entre as pessoas e gera uma sensação de que a vida do outro é muito melhor do que a nossa. Afinal, nas redes só se publica o que é bom: um jantar, uma viagem, um passeio romântico, uma declaração de amor. É importante que as pessoas tenham consciência que as redes não expressam a realidade integral dos outros. Todo mundo tem problemas, dias ruins, habilidades, defeitos, independentemente do que elas mostrem nas redes sociais.

Evite pensamentos negativos

Tente ser racional diante de uma situação desafiadora. Há um perigo real em enfrenta-la? Dimensione a gravidade da situação e questione se você não está superestimando o desafio ou subestimando sua capacidade em resolvê-lo. Afaste os pensamentos negativos, substituindo-os por pensamentos agradáveis. Não estamos dizendo que isso é simples. Especialmente, para aqueles tem já tem uma tendência a serem pouco mais negativos. No entanto, esse é um exercício que merece atenção e certamente contribuirá para uma vida menos ansiosa e estressante.

Saudações,
Gilberto Britto
www.gilbertobritto.com
31 3360 9505
31 9 8811 6006

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *