COACHING NAS EMPRESAS

Por Yara Leal

O processo de Coaching começou a ficar conhecido e ganhar força dentro das empresas por volta do ano 2000. Isto coincide com o nível cada vez mais alto de competição, o estresse ocasionado pela busca cada vez mais agressiva por resultados, a insegurança pela instabilidade socioeconômica e política mundial, a falta de garantia de emprego. Paralelamente fica clara a tendência mundial de se considerar as pessoas como o real diferencial dentro das empresas, dignas de cuidados especiais como: desenvolvimento, treinamento e capacitação. Frente a essas novas perspectivas mundiais é que o Coaching passou a ser a ferramenta certa para o sucesso.

O Coach é um profissional que apoia as pessoas a atingir metas profissionais e pessoais. Nas empresas, funciona como um profissional diferenciado que atua no desenvolvimento de diretores, executivos e jovens colaboradores com potencial, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho.

O Coaching pode ser utilizado nas empresas com os seguintes objetivos:

  • Desenvolvimento de competências especificas;
  • Desenvolvimento de capacidades de liderança;
  • Preparação de executivos para assumir novos desafios;
  • Intervenção para superação de conflitos;
  • Concatenar missão e valores pessoais aos da empresa;
  • Desenvolvimento de planos de ação de auto-desenvolvimento;
  • Trabalhar a melhoria de desempenho;
  • Preparação de jovens talentos para os desafios da carreira.

Nos EUA 40% dos executivos já passaram por um processo de coaching e segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers, encomendada pela International Coaching Federetion (ICF), entidade que reúne mais de  14.000 profissionais da área em todo o mundo, mostra que 70% dos entrevistados que passaram por um processo de coaching tiveram melhora no desempenho.

O Coaching Profissional se destina às empresas que querem oferecer aos seus executivos (diretores, gerentes, gestores e líderes) um programa especial de expansão. Apoia o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Objetiva o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Abaixo descrevo benefícios do processo de coaching:

  • O fato de ser um trabalho individual, faz com que o executivo se sinta a vontade, o que pode não ocorrer nos treinamentos em grupo, onde o medo de que a sua imagem seja prejudicada ao falar de suas dúvidas, pode aparecer.
  • Se desenvolve em um clima de absoluta confiança e confidencialidade. Desta maneira, todos os assuntos podem ser abordados durante uma sessão de coaching.
  • O processo é totalmente personalizado.

A melhoria na performance gerada pelo processo de Coaching eleva o nível de resultados para o individuo e para a empresa, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e melhoria de qualidade de vida. A mudança de um executivo acaba realizando uma reação em cadeia, provocando uma serie de alterações nos relacionamentos e atividades, que trazem resultados positivos para a empresa, contribuindo para criar uma cultura de coaching dentro da organização.

O processo de Coaching é um momento privilegiado de interação e reflexão, no qual o executivo conta com a percepção e a escuta refinadas de um Coach, para repensar seus próprios caminhos profissionais, descobrindo e escolhendo as melhores formas de se desenvolver e promover desenvolvimento à sua volta e trazer resultados para a empresa.

Estudos mostram que o retorno sobre o investimento em processos de coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o investimento.

Yara Leal de Carvalho
Coach Executiva e Empresarial formada pela ABRACEM.
Psicóloga com MBA Executivo em Negócios.
Consultora especialista em desenvolvimento humano e Sócia da Consultoria Questão de Coaching.
www.questaodecoaching.com.br
yara@questaodecoaching.com.br
https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *