CAMINHO PARA RENOVAÇÃO – SACRIFÍCIO

Por Ticiana Tucci

Etapa 2 : Sacrifício

A segunda disciplina no caminho da Renovação é o Sacrifício, o ato consciente e voluntário para liberar o que deve morrer para que possa ocorrer vida nova. O processo de renovação leva uma organização a passar pelo ciclo da vida: nascimento, crescimento, decadência e morte e na sequência, surgindo o renascimento. A maioria das organizações está treinada para os caminhos do sucesso e ascensão e não ao contrário, revendo seus conceitos e práticas e sacrificando-os para a renovação, se for o caso.

Sem a disciplina do Sacrifício não há espaço em uma organização para receber e nutrir o novo, não havendo vontade ou motivação para seguir em frente.

Por ser doloroso e nos lembrar da morte, evitamos o sacrifício. Não gostamos de desistir do antigo, do confortável, do conhecido, seja um produto, uma crença, um relacionamento, uma casa, uma maneira de trabalhar. É por isto que o sacrifício deve se tornar uma disciplina praticada com consciência e rotineiramente dentro de uma organização em renovação.

Através do sacrifício, abrimos espaço para o novo e por isto deve ser feito de forma consciente para buscarmos novos caminhos diferentes daqueles que não deram certo ou já não cabem mais na realidade atual.

Para entender a necessidade e sabedoria do sacrificío, devemos olhar para os povos antigos, indígenas, cuja “tecnologia” para descartar o antigo e o excessivo pode ser vista na prática de ritos de passagem. As organizações precisam destes ritos se quiserem libertar-se de missões, produtos e estratégias que superaram, pois não se libertará voluntariamente. Nós devemos aprender a determinar quais elementos em nossa vida atual estão bloqueando o caminho para o futuro e criar o meio para nos orientar na longa e árdua jornada do antigo para o novo.

Convido você a pensar o que precisa descartar em sua vida. Quais ideias, crenças, pressupostos, objetivos e regras, você superou e acha que estão insustentáveis e sufocantes? Pense no que você pode precisar sacrificar para buscar o alinhamento com suas necessidades e mudanças futuras. Tente não se censurar e faça a sua lista. Deixe seus pensamentos e sentimentos fluírem no papel.

Até a próxima disciplina e tenha uma ótima semana.

Um abraço

Ticiana C. Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *