CAMINHO PARA RENOVAÇÃO – INTENCIONALIDADE

Escrito por Ticiana Tucci

Etapa 4: Intencionalidade

Chegamos à quarta e última disciplina do Caminho para a Renovação nas organizações. Vamos recapitular as anteriores: Falar a Verdade, Sacrifício e Inovação. Após passarmos pelas três anteriores é que conseguimos chegar na Intencionalidade – quarta e última disciplina deste processo.

A Intencionalidade refere-se à capacidade de uma pessoa, líder, grupo ou organização inteira dirigir energia para um determinado foco. É a disciplina de remover todas as barreiras de palavras e ações, estejam estas barreiras em indecisão, preguiça ou medo. Intencionalidade é o ato de ser totalmente claro do que está em jogo. É a culminação das outras três disciplinas.

Quando uma organização está operando segundo sua intenção mais profunda, ela vê oportunidades que estavam ocultas e está equilibrada para responder a estas conjunturas com o foco afiado e uma afluência de energia criativa. Esta é a forma de arte do Compromisso, de estar absolutamente seguro do que se busca e o porque. A intencionalidade se concentra na vontade e na imaginação, portanto a coragem é casada com a criatividade para produzir resultados esplêndidos!

A prática da intencionalidade envolve várias etapas: esclarecer o que a organização realmente deseja, definir uma clara intenção no serviço deste objetivo, remover os obstáculos e barreiras (tanto internas quanto externas) que estão no caminho e canalizar os recursos (internos e externos) para manifestar os resultados.

Um dos fundamentos da Intencionalidade é a Coragem:

  • para iniciar uma mudança em vez de aguardar que ela aconteça para você;
  • de mudança quando tudo parece ir bem (a disciplina do sacrifício para um futuro maior e de sucesso);
  • de compartilhar poder e autoridade;
  • de carregar uma bússola interna e se apegar aos seus valores morais e convicções durante os tempos difíceis;
  • de assumir posições impopulares quando elas são necessárias;
  • e a disposição de ser despedido se as circunstâncias exigirem este sacrifício;
  • de ser um subordinado inovado, de desafiar pressupostos, oferecer alternativas ao estado atual;
  • de permanecer imparcial em relação a resultados específicos.

Sua intenção não se manifestará como um milagre, mas porque você reorganizou sua vida para abrir espaço para ela. Parte do que você está fazendo com seus dois bens mais preciosos, seu tempo e sua energia, devem ser sacrificados e estes devem ser replicados a serviço de sua intenção. O que você desprenderá de sua vida atual para liberar o tempo e energia que precisará para tornar sua intenção uma realidade? Será necessária muita coragem, mas vamos em frente!

Tente, vale a pena e boa jornada!

Um abraço, boa semana e até a próxima,

Ticiana C. Tucci

ticiana@questaodecoaching.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *