ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DO TEMPO

Por Angelina Cosso

“O tempo tem duas caras, se bem aproveitado será um grande aliado, se não, será seu pior inimigo.”

(Autor Desconhecido)

Muitas vezes nos queixamos de que não há tempo para todos os afazeres, e por isso deixamos de fazer coisas importantes e nos culpamos por isso.

Se procurarmos o significado do termo Gestão do Tempo veremos algo como: Ato ou processo de planejamento execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas, especialmente para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.

Na teoria tudo parece fácil, entretanto sabemos que nem sempre funciona.

Começando pelo fato que o tempo não é gerenciável. Não se pode “guardar” 1h de um dia para utilizarmos em outro, nem nada parecido. Sendo assim, muitos acabam procrastinando não só as tarefas importantes do trabalho como também deixando de viver seus maiores sonhos por falta de organização e planejamento.

Vivemos numa era de tecnologia onde as informações se encontram disponíveis a um clique de celular ou computador, às vezes se torna impossível entender como muitos conseguiram viver, anos atrás, sem as redes sociais e todas as outras vantagens que a internet nos proporciona. Para cada geração houve e haverá sempre um meio de aprendizado e entretenimento, cabe a cada um estabelecer os melhores meios para se aproveitar a vida de todos os ângulos, principalmente o social.

Pode parecer bobagem, mas o simples uso de uma agenda já pode facilitar a vida de uma pessoa com muitos afazeres. O fator principal é o estabelecimento das prioridades! Segue abaixo algumas dicas que com certeza serão úteis para um melhor aproveitamento de seu precioso tempo:

  • Liste todas as tarefas pendentes e futuras em uma folha (caderno);
  • Divide-as pelos quesitos: Importante (deve ser feito), urgente (é necessário) e circunstancial (quando der);
  • Divida-as em períodos: DiaSemanaMês.
  • Estabeleça horários para cada atividade, mesmo que não seja possível seguir fielmente, isso irá ajudar a se programar melhor;
  • Conte sempre com os imprevistos, deixe tempo sobrando em cada dia, na melhor das hipóteses você poderá utilizá-lo com seus hobbies pessoais;
  • Ao acordar analise sua lista diária e planeja as melhores formas de coloca-las em prática, assinale as que forem feitas e as não realizadas devem ser prioridade no dia seguinte;

No inicio pode parecer cansativo e insignificante, mas com o tempo você verá o quanto essas pequenas mudanças irão gerar grandes resultados na sua vida pessoal e profissional.

Para saber mais sobre como aproveitar seu tempo curta a fanpage do Facebook: @paginadaangelina e tenha acesso a esse e muitos outros conteúdos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Angelina Cosso
Personal & Professional Coach
Contato: 21 98352-1300 (whatsapp)
Sitehttp://angelinacosso.wixsite.com/coachingerh
Fanpage / Facebook: @paginadaangelina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *